um novo estado…

…de espírito todos os dias (ou só de vez em quando para não cansar)

O que eu gosto na minha cidade

Fácil, demasiado fácil. E no entanto, parece que me faltam as palavras.

A atitude, as vísceras…

A hombridade, as gaivotas da Cantareira…

O Douro, a coragem de quem morreu a navegar e a solidão dos jardins abandonados…

As placas toponímicas que nos recordam como esta cidade se construiu, o splash das águas quando os putos ainda saltam para o rio e o meteorito da Boavista…

As vogais abertas nos discursos inflamados, a luz suave do granito e o internacionalmente “provinciano” clube que nos põe roucos…

O murmurar das ondas da Foz em dias de Primavera, os decibéis de quem ao ver o amigo do outro lado da rua diz ” Oh meu caralho tavas aí e não dizias nada?”, o metro sem torniquetes…

A revista O Tripeiro, o Rui Reininho e a SONAE…

Os raios de sol que batem nos azulejos das casas da Ribeira, o fogo de artifício do S.João e a Baixa a renascer…

As escadas de Miragaia que viram passar os pés dos meus antepassados, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e as peixeiras do Bolhão abraçadas aos adeptos da Laranja Mecânica após o empate com a Alemanha no Euro2004…

Eu, a minha mãe e o meu pai…

Os patrões que deixam os funcionários saírem mais cedo em noite de Champions League, o passo acelerado de quem quer gritar gooooooooolo no seu sofá, mesa de café ou cadeira do estádio e as ruas desertas entre as 19.45h e as 21.30h…

Os que mesmo não tendo nascido nesta cidade fizeram questão de semear e deixar crescer novas raízes e escreveram Daqui Houve Nome Portugal, o néctar que Baco não dispensaria no seu copo e o frio e o céu cinzento que abraçam um casal de velhos de mão dada a passearem em Serralves…

Fácil, demasiado fácil. E no entanto, parece que me faltam as palavras.

2 comments on “O que eu gosto na minha cidade

  1. Paul Inho
    6 de Outubro de 2012

    Acho linda a forma como consegues juntar Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar com as peixeiras do Bolhão na mesma frase :))
    Gosto 😉

    • AndreiaP
      8 de Outubro de 2012

      Ahahah. Nem eu tinha reparado como consigo ser tão harmoniosa com as palavras 😉 Beijos

Deixe uma Resposta

Information

This entry was posted on 19 de Abril de 2012 by in Pessoas, Porto.

Navegação

Calendário

Abril 2012
S T Q Q S S D
    Maio »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 170 outros seguidores

