um novo estado…

…de espírito todos os dias (ou só de vez em quando para não cansar)

A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende

Viver uma vida vivida é tudo o que a Casa dos Espíritos é. É Vida que sorri, é Vida que chora, é Vida que sangra, é Vida que cruza com outra Vida, é Vida que ama e que odeia, é Vida que nasce e que morre. Mas é sobretudo o ideal de um sonho, da pegada do Homem na Terra e da luta deste para que essa pegada não se apague. É uma obra-prima.

Toda e qualquer descrição que eu possa fazer desta obra será redutora, perante a sua grandeza e beleza. As linhas acima foram a melhor forma que encontrei para o fazer. A isto acrescento que amava viver como esta família viveu, sem tempos vazios.

De Isabel Allende já li uns 5 ou 6 livros. Este foi o primeiro e já o li duas vezes, tal é a emoção que sinto em cada capítulo. Bem ao estilo dos escritores latino-americanos, nesta primeira obra da autora tece-se um enredo composto por imensas personagens, recheado de apontamentos político-sociais do Chile ao longo do século passado, apontamentos estes minuciosa e arquitectonicamente descritos.

As dicotomias presentes ( masculino-feminino; nascimento-morte; rico-pobre; esquerda-direita ) são outra das grandes forças conferidas a esta estória. De uns nasce a intolerância, a solidão e a violência. Noutros floresce o desespero, a vingança e a esperança. Em todos existe uma enorme capacidade de amar… o próximo, o anterior, a terra, as causas, a mãe, o filho, a natureza, o país… sendo que na maioria das vezes este amor não se cruza.

Não sei se pela minha forma romântica de ver as coisas, se por outra qualquer razão, o certo é que se à partida esta vos possa parecer uma história com um potencial final dramático e triste, isso não acontece, pois uma Vida vivida como a destas personagens de modo nenhum nos poderá entristecer. 🙂

Boas Leituras.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 9 de Maio de 2012 by in Ler, LerVerOuvir.

Navegação

Calendário

Maio 2012
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 170 outros seguidores

%d bloggers like this: