um novo estado…

…de espírito todos os dias (ou só de vez em quando para não cansar)

Os filtros da vida!

O texto que se segue já tem quase 5 anos, mas como eu me considero uma Queirosiana, acho que é  intemporal. Mais que não fosse porque continuo a pensar o mesmo e porque me lembrei do casal de artistas que mencionei. Hoje eu e a pessoa que “ontem me tinha dito” já não falamos assim tanto. Não fossem as redes sociais e suponho que estaríamos sem comunicar há uns anos. Mas nem só por aí se vê que o calendário avançou. Tristemente,  Jeanne-Claude faleceu em 2009.  Mas vamos lá ao texto (reparem que até as letras já estão gastas).

Eu filtro, tu filtras, ele filtra, nós filtramos, vós filtrais, eles filtram. É inevitável e às vezes muito mais do que isso, é necessário. Mas é também triste.

Um amigo meu ontem disse-me “ contigo não preciso de ligar os filtros (…) sinto-me à vontade, o que é bom ”. É bom sim senhor, pena que passemos grande parte do dia a filtrar.

O sistema operativo do ser humano foi concebido para filtrar. A sociedade está formatada para filtrar. Ligamos o televisor, vemos o Telejornal e temos de filtrar. Falamos com o nosso patrão e temos de filtrar. Educamos os filhos filtrando. Aparece alguém novo na nossa vida e filtramos ( não confundir com flirtar, se bem que a flirtar também filtramos ). É uma perda de tempo e é uma perda de valores. E o mundo gira neste passo. Claro que se as excepções confirmam a regra parece que vamos todos bem alinhados. Vamos com certeza, mas não iremos também alienados? Conscientemente não e se o eixo da Terra ainda não se ressentiu então é porque estamos todos no caminho e no passo certos. E se há coisa que por vezes é triste é estar-se certo.

Eu por cá vou ficando feliz por não precisarem de filtros comigo e por saberem que não os irei usar… até ao dia em que o Christo me descobrir e disser “ Jeanne-Claude, traz-me aí uns filtros.” Aí eu rendo-me e digo “ Tudo bem, mas vermelhos e de seda. Ao menos que seja com estilo!”

E hoje ao procurar alguns trabalhos de Christo e Jeanne-Claude dei mesmo com duas fotos que me representariam se eu fosse mesmo filtrada 🙂

Deixe uma Resposta

Information

This entry was posted on 22 de Agosto de 2012 by in Fait-Divers.

Navegação

Calendário

Agosto 2012
S T Q Q S S D
« Jun   Set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 170 outros seguidores

