um novo estado…

…de espírito todos os dias (ou só de vez em quando para não cansar)

Volta Clint! Estás perdoado!

A Wikipédia, versão inglesa, já está actualizada. Clint Eastwood compareceu na Convenção Nacional Republicana de 2012 para dar o seu apoio a Mitt Romney na corrida à Casa Branca. Acrescenta-se ainda que o realizador simulou um diálogo com um Barack Obama invisível, sentado numa cadeira.

E?, perguntam vocês. É que quando isto aconteceu eu lembrei-me das palavras de muitos portugueses, alguns deles meus amigos, sobre a senilidade, ou falta dela, de Mário Soares aquando da sua candidatura a Presidente da República, em 2006.

Quando vi Clint Eastwood a tentar lançar uma mensagem política de forma cómica com aquela cadeira, pensei o homem está maluco! O que é que lhe passou pela cabeça? (O mesmo que muitos portugueses pensaram em 2006 sobre aquele que é, muito provavelmente, o maior vulto político português do século XX.) Isto por duas razões, a primeira porque apoia Mitt Romney (mas o que é que se podia esperar do segundo maior “pistoleiro” dos Estados Unidos?), a segunda porque aquele diálogo imaginário não teve piada e o discurso dele não foi fluído. Mas isso não quer dizer que ele não estivesse com todas as suas faculdades mentais bem apuradas. Creio que a indignação que surgiu mais, obviamente, pelo lado dos democratas, deu-se por Clint Eastwood ser quase um património cultural da América. Um pouco como eu penso que o Manoel de Oliveira o é na minha cidade.

Lá está… é… é Clint Eastwood! Ele realizou Mystic River! Ele deu a Sean Penn um dos melhores papéis da vida dele. Eastwood apontou a câmera a ele próprio e a Meryl Streep, na terra que viu nascer o maior pistoleiro dos Estados Unidos, e lembrou a solidão das mulheres presas aos matrimónios que já não o são há muito tempo. Clint apaixonou-se por um Gran Torino e emocionou-nos com as rugas cravadas na sua face, que só existiam porque havia um coração a bater mais abaixo.

Million Dollar Baby deu-lhe os Óscares nas principais categorias em 2005. Depois de cego de um olho, Morgan Freeman volta a encontrar-se com Clint Eastwood, num papel que o realizador lhe ofereceu e que todos gostariam de interpretar, Nelson Mandela, em Invictus.

Também não esqueço o actor e o seu inevitável personagem Harry Callahan. No entanto, é do realizador que sempre me lembro quando penso neste homem.

Sim, todos nós temos os nossos maus momentos, e alguns dependem apenas da perspectiva (como neste caso). Espero que quem achou completamente absurdo o pseudo-episódio cómico da Convenção Republicana, se lembre de tudo o que Clint Eastwood já fez e lhe perdoe. Que querem? Sou fã! 🙂

De quem também sou fã é de Barack Obama e do seu sentido de humor (ou do do staff). O Sr. Presidente não esperou muito para responder, não à letra, mas iconicamente, na página do Facebook da sua campanha.

Suponho que as eleições americanas me vão trazer a este espaço mais vezes nos próximos dias. Confundo sempre Washington com Hollywoood!

P.S – Quanto a Mário Soares, esse recebeu o meu voto convicto nas presidenciais de 2006 e também a minha razão foi posta em causa na altura. Suponho que entretanto pensaram que estaria a passar um mau bocado na vida e me tinha desnorteado naquele domingo. Não só não desnorteei como sou capaz de ver em perspectiva. Vá… às vezes 😉

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 5 de Setembro de 2012 by in Pessoas, Ver.

Navegação

Calendário

Setembro 2012
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 170 outros seguidores

%d bloggers like this: