um novo estado…

…de espírito todos os dias (ou só de vez em quando para não cansar)

Shame

George Clooney foi quem me chamou a atenção de Shame, quando recebeu o Globo de Ouro pelo seu papel em The Descendants. Sim, o actor começou por fazer alguns comentários não ao seu prémio, nem ao seu filme, mas aos atributos físicos, mais propriamente genitais, do actor Michael Fassbender. A piada foi a que o vídeo mostra.

E claro, inevitavelmente, tive que ir pesquisar, não o actor, mas o filme. E já estou a ouvir alguns risinhos por aí. Sim, queria saber qual era o filme, sobre o que era e quem era tal actor de quem nunca tinha ouvido falar.

Shame é uma picareta de silêncios. E eu adoro silêncios. Bem geridos são das acções, ou não-acções, mais excitantes e aguilhotinadoras (sim, acabei de inventar a palavra) que existem num filme. E na vida real também. No filme joga-se um jogo de auto-destruição de sorrisos e olhares mansos que escondem vontades incontroláveis, medos e raiva de se ser diferente. Tudo por causa e por um vício que consome mais a cabeça que o corpo, como aliás acontece com a maioria dos vícios, e que se chama sexo.

Brandon (Michael Fassbender) tenta-se esconder onde ninguém, ou pelo menos poucos, o possa ver para lá do homem social e profissional. A certa altura tenta mesmo esconder-se dele e fugir da vergonha que incorpora. No entanto, a fuga é um círculo de onde não se sai.

A noite, os cenários a meia-luz e a fotografia ajuda a entrarmos no filme e, no meu caso particular, a gostar ainda mais dele.

Destaque ainda para Carey Mulligan, no papel de irmã de Brandon, a única que vê o inevitável destino do vício do irmão.  A certa altura Mulligan canta New York, New York como se estivesse num filme de David Lynch e é quando percebemos que aquela família tem a auto-destruição no ADN.

O filme não é chocante, mas antes hipnotizante. As cenas de sexo não são gratuitas, mas fazem franzir o sobrolho pela frieza com que a câmara aponta a lente ao fabuloso desempenho de Michael Fassbender.

A must see!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 8 de Outubro de 2012 by in Ver.

Navegação

Calendário

Outubro 2012
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 170 outros seguidores

%d bloggers like this: