um novo estado…

…de espírito todos os dias (ou só de vez em quando para não cansar)

A Ilha das Trevas, de José Rodrigues dos Santos

São livros como este que me fazem compreender ainda melhor porque o apelo pelo jornalismo, e por relatar estórias distantes de nós, esteve sempre dentro de mim. Não atribuo isso ao facto de A Ilha das Trevas ter sido escrito por um jornalista, ou pelo menos não só a isso. Aliás, devo confessar que foi o primeiro romance que li de José Rodrigues dos Santos, mas sinto-me à vontade para dizer que temos, pelo menos neste livro, um escritor com vestígios de um olhar incisivo sobre o que o rodeia, característica esta decorrente da sua profissão, penso eu. Todavia, incidámo-nos sobre o núcleo central de qualquer livro, a narrativa.

a-ilha-das-trevas

A Ilha aqui presente é Timor-Leste, as Trevas a situação em que deixámos essa população após a atarantada deserção dos portugueses, a que chegámos a chamar descolonização. O mérito da estória? Transportar-nos para anos e anos de puro terror, físico e psicológico. Abrir-nos caminhos para percebermos melhor o drama de milhões de “moribundos”, pois os timorenses não passaram disso mesmo durante mais de 27 anos. Muitos dos que não morreram, certamente quiseram esse destino para si e para as suas famílias.

Serviu esta estória para perceber que os heróis não existem só na banda desenhada, mas que também não são super-homens; para confirmar que Portugal é politicamente pequeno, mas recheado de grandes cérebros; para lembrar que as pessoas são o que são pelas suas atitudes e não pelas suas ideias.

A máquina do tempo por que passei ao ler este livro arrastou-me para um passado que não conheci, mas fez-me querer pertencer a um futuro que não deixará nas mãos dos outros aquilo que devemos ser NÓS a fazer. Todos NÓS.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 27 de Novembro de 2012 by in Ler, LerVerOuvir.

Navegação

Calendário

Novembro 2012
S T Q Q S S D
« Out   Dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 170 outros seguidores

%d bloggers like this: