um novo estado…

…de espírito todos os dias (ou só de vez em quando para não cansar)

Quando catalão significa arte

Há um canto em Espanha que parece brotar longevidade cultural como não acontece noutro lugar daquele país. Barcelona é o seu nome. Senão vejámos.

Miró morreu com 90 anos. Tapiés com 88. Gaudi com 73. E embora este último tenha nascido a cerca de 100 km de Barcelona, ninguém fala em Réus quando se fala do arquitecto.

Aquele que foi provavelmente o maior artista moderno de sempre (e digo provavelmente para não melindrar a opinião contrária de alguém, porque para mim é com toda a certeza o maior de sempre) é também espanhol e morreu com 91 anos. Picasso não nasceu em Barcelona, mas eu teimo em associá-lo àquela cidade, talvez porque a escolheu para albergar um museu com o seu nome. E encheu-o com muitas e muitas Meninas de Velasquez.

Tenho saudades de ver as peças de tapeçaria à entrada da Fundação Miró, que eu não imaginava existirem. Tenho saudades de percorrer o último andar do Museu Raínha Sofia e dar de encontro a telas brancas enormes com pinceladas largas a negro e castanho de Tapiés. Tenho saudades de me sentir criança no Parc Guell e de abrir um sorriso a cada esquina colorida. Tenho saudades de olhar as dezenas de esquissos a preto e branco de As Meninas e das ruas estreitas que antecedem o Museu Picasso. Tenho saudades de chegar e partir de Barcelona só para poder vibrar com o mural de Miró no Terminal 2. Tenho saudades das arquitecturas dos museus, casas, fundações que albergam algumas das mais inspiradoras obras de arte do mundo.

Se podia viver sem arte? Se podia viver sem nunca ir a Barcelona? Claro que sim. Mas não seria a mesma coisa!

Deixe uma Resposta

Information

This entry was posted on 5 de Janeiro de 2013 by in LerVerOuvir, Lugares, Pessoas, Ver.

Navegação

Calendário

Janeiro 2013
S T Q Q S S D
« Dez   Fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 170 outros seguidores

