um novo estado…

…de espírito todos os dias (ou só de vez em quando para não cansar)

The Tube

Metro. The subwayThe tubeThe underground. O que lhe quiserem chamar (eu prefiro Tube). O Metro de Londres fez ontem 150 anos.

Já transportou o Jack Estripador, já ouviu os Beatles, já foi alvo de atentados terroristas, já acolheu sem-abrigos, já foi renovado dezenas de vezes… já praticamente tudo.

Adoro Londres, porque lá posso ser o que sou. A impessoalidade tem destas vantagens. Ali posso ser o que me apetecer, desde que não fume em recintos fechados (e alguns abertos, como estações de metro), desde que chegue a horas aos compromissos, desde que não tenha objectos afiados ou bombas na mochila. Tudo o resto sou eu, sem grandes juízos de valor a mirarem-me a toda a hora. E isso nota-se muito particularmente no metro.

O meu querido Jay Kay tem uma música que se chama Deeper Underground. Ora nem mais “I’m going deeper underground, there’s too much panic in this town”. Duas reflexões: o Tube chega a ser mesmo muito deeper underground e é literalmente uma underground town. É uma segunda cidade dentro de Londres e tem mesmo de o ser.

Cerca de dois milhões e meio de pessoas utilizam diariamente este transporte, que é também, sem o querer, uma atracção turística. Pelo menos assim o vejo. Ir a Londres e não andar de metro é o mesmo que ir a Paris e não ver a Torre Eiffel.

Nas estações modernas, com as linhas protegidas por vidros, já não se ouve o tão tradicional Mind the Gap que continua a ser bem necessário nas mais antigas. Nas estações como Kings Cross St. Pancras, em que por vezes temos de descer cerca de cinco andares abaixo do solo, cruzam-se dezenas de nacionalidades que praticamente não se olham por causa do passo acelerado.

Ali come-se, bebe-se, lê-se, fala-se, ouve-se música, tem-se um glimpse das notícias, faz-se política, assalta-se, dorme-se… enfim, quase tudo o que se faz à superfície. É vida por baixo de vida.

Parabéns Metro de Londres!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 10 de Janeiro de 2013 by in Londres.

Navegação

Calendário

Janeiro 2013
S T Q Q S S D
« Dez   Fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 170 outros seguidores

%d bloggers like this: